Vídeo postado nas redes sociais parecem mostrar um policial atirando em um manifestante na cabeça com uma munição de impacto fora do tribunal federal Mark O. Hatfield, no centro de Portland, no sábado. O homem sofreu fraturas no crânio e precisou de cirurgia, disse sua mãe.
O incidente coloca novo escrutínio sobre o envolvimento federal em protestos policiais no centro de Portland, onde os tribunais restringiram a polícia local - mas não os agentes federais - de usar munições de controle de multidões contra manifestantes não-violentos.
Algumas autoridades eleitas locais, estaduais e federais atribuíram a culpa pelo incidente ao presidente Donald Trump, que na sexta-feira durante um briefing militar na Flórida falou com aprovação de uma aplicação mais agressiva por parte do pessoal federal da Segurança Interna.
Um vídeo mostra o manifestante segurando um alto-falante em pé do outro lado da rua do tribunal entre dois carros estacionados. A polícia, que parece ser oficial federal, joga uma lata que cai a seus pés, que ele joga levemente para longe dele e na direção dos policiais. Aterra do outro lado da rua.
Alguns segundos depois, um som de tiro pode ser ouvido, e o homem cai no chão, derrubando o alto-falante. O vídeo não mostra sinais de provocação agressiva por parte do manifestante, que parecia estar sozinho.
O manifestante no vídeo é Donavan La Bella, 26 anos, como publicado pela OPB News . Amigos disseram à OPB que La Bella era uma presença regular e não violenta nos protestos.
fonte:Oregonlive